quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dilma determina suspensão do Kit Gay

O "kit anti-homofobia" foi suspenso pela presidente Dilma Rousseff (PT), nesta quarta-feira, após protestos das bancadas religiosas no Congresso. O material era elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de ser distribuído nas escolas públicas brasileiras. Dilma decidiu ainda que todo material que versar sobre "costumes" terá de passar pelo crivo da coordenação-geral da Presidência e por um amplo debate com a sociedade civil. O governo se comprometeu daqui para frente que todo material que envolver costumes será feito a partir de consultas mais amplas à sociedade. O deputado Federal Márcio Marinho comemorou o a decisão da presidente e ressaltou que “Essa parte de orientação sexual e comportamento deve ser deixada para os pais, que sabem o melhor para os seus filhos”. (Informações G1 e site da Câmara)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Anemia Falciforme é discutida na Comissão de Direitos Humanos e Minorias

O debate foi proposto pelos deputados Márcio Marinho (PRB-BA) e Ricardo Quirino (PRB-DF). Os parlamentares lembraram que a Anemia Falciforme é uma das doenças genéticas de maior incidência no Brasil, sendo característica de descendentes de africanos. Representante do povo baiano, Marinho destacou que, segundo estimativas, a maior incidência da doença ocorre na Bahia, com a média de um caso para cada 650 nascidos vivos. Marinho cobrou maior atenção do governo federal com a causa e disse que “Muitas vezes a população sofre por falta de informação. É necessário investir em campanhas publicitárias, pois o diagnóstico precoce, acompanhamento regular com equipe de saúde, além de suporte social podem reduzir e até evitar agravos e complicações”, afirmou.

Frente estreita relacionamento entre Brasil e Países Africanos

Foi instalada essa semana na Câmara Federal a Frente Parlamentar em Defesa dos Países Africanos, com o objetivo de atuar pela integração entre o Brasil e os países da África, acompanhar a discussão de acordos internacionais e debater políticas de combate ao racismo, além de tratar de questões ligadas a áreas sociais como saúde, educação, desenvolvimento e ciência e tecnologia. A instalação da Frente foi organizada pelo deputado Márcio Marinho e contou com a presença de embaixadores, ministro, conselheiros e parlamentares.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Capoeiristas recebem presidente da FPDC em Camaçari

No último final de semana, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira( FPDC)se reuniu com o Grupo Discípulos de Mestre Petróleo, em Camaçari, para dar continuidade ao debate em torno do reconhecimento da profissão de capoeirista. A reunião teve o apoio do vereador Jair Costa e contou com a presença de Mestres, Presidentes de Associações, Alunos e Representantes de grupos de capoeira- dentre eles Mestre Raimundo Santana (mais conhecido como Mestre Petróleo) e Sr. Everaldo. Desde o ano passado, Marinho tem se debruçado na luta em prol do reconhecimento da profissão para que os Mestres possam ter direito a aposentadoria. “A capoeira é uma ferramenta de ressocialização muito forte e precisa ser incentivada para que não seja extinta. Mas não podemos falar em incentivo se primeiro não valorizarmos os profissionais que se doam à pratica”, disse Marinho. O parlamentar foi parabenizado pelas emendas enviadas ao município para criação de duas quadras poliesportivas. “É bom saber que tem alguém lá em Brasília que lute pela gente”, disse um dos participantes.