sexta-feira, 21 de maio de 2010
Presidente da FPDC no Programa Alerta Total
Em viagem ao município de Ilhéus desde a última quarta-feira, 19, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira, deputado federal Marcio Marinho, foi convidado pelo apresentador do Programa Alerta Total, da Tv Cabrália, Tom Ribeiro, para falar da criação da FPDC e seus objetivos para com os capoeiristas.
No programa, Marinho foi recebido pelo Mestre Risadinha e representantes do grupo de capoeira Cordão de Ouro, que parabenizaram o deputado pela nobre iniciativa em reconhecer o valor do trabalho desenvolvido pela classe.
Perguntado sobre o motivo que o levou a criar a Frente em Defesa da Capoeira, o parlamentar disse que foi procurado por mestres da Bahia que trouxeram-lhes às dificuldades enfrentadas para manter viva a cultura.
Marinho citou ainda a história do Mestre Pastinha, um dos principais mestres de capoeira da história, que fundou a primeira escola de capoeira legalizada pelo governo baiano, que foi frequentada por personalidades como Jorge Amado, Mário Cravo e Carybé, e ainda cantada por Caetano Veloso. Apesar da fama, Pastinha terminou seus dias esquecido. Expulso do Pelourinho em 1973 pela prefeitura, sofreu dois derrames seguidos, que o deixaram cego e indefeso, vindo a morrer aos 93 anos. “ Não podemos deixar que pessoas que deram sua vidas, sua juventude em prol de trabalhos em benefícios à socieddae terminem seus dias esquecidos e desamparados. Precisamos dar direitos a quem os têm”, exclamou.
Segundo o deputado, com a regularização da profissão, os mestres poderão atuar de forma mais incisiva na sociedade, através dos trabalhos de ressocialização de jovens. “ O reconhecimento da profissão é o primeiro passo para que o trabalho seja valorizado e para garantir o direito à aposentadoria”, ressaltou o parlamentar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário